LISTA DE ÁRBITROS INTERNACIONAIS

 

ALEXIS MOURRE. Advogado e árbitro francês, graduado pela Universidade de Paris e Post-graduação em Direito Comercial Internacional. Atual Presidente da Corte Internacional de Arbitragem da ICC em Paris e membro da Corte Permanente de Arbitragem (PCA). Sócio fundador da firma Castaldi Mourre & Partners, com sedes em Paris e Milão. Ampla experiência em arbitragens internacionais ICC, CIADI, LCIA, UNCITRAL, entre outros.

BERNARDO M. CREMADES. Advogado e árbitro espanhol, graduado pela Universidade de Sevilla, com doutorado pela mesma universidade e pela Universidade de Colônia, Alemanha. Sócio fundador da firma B. Cremades y Asociados, com sede em Madrid, especializado em infraestrutura, energia, arbitragem comercial internacional e arbitragem de investimentos. Ampla experiência como árbitro internacional na ICC, CIADI, AAA, CIETAC, LCIA, entre outros. Ex-Presidente da Corte Española de Arbitraje.

CARLOS MATHEUS LÓPEZ. Advogado e árbitro peruano, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, com doutorado em Direito pela Universidade do País Basco, Espanha. Professor de Arbitragem na PUCP, na Universidade Nacional Mayor de San Marcos e na Peruvian Judicial School. Palestrante frequente em conferências sobre direito arbitral em diversos países da América Latina, Ásia e Europa.

CHRISTIAN CARBAJAL VALENZUELA. Advogado, área de atuação: especializado em Direito Internacional, Arbitragem Nacional e Internacional e Proteção ao Investimento Estrangeiro, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, com mestrado em Direito Internacional Econômico pela Universidade de Warwick – Inglaterra.

CLAUS VON WOBESER. Advogado e árbitro mexicano, com doutorado em Estudos Jurídicos Comerciais e Europeus pela Universidade de Paris. Especializado em arbitragem comercial, arbitragem de obras públicas e arbitragem de investimentos.

DANTE FIGUEROA. Advogado especializado em Direito Internacional e em arbitragem internacional de investimento (ICC e CIADI), com atuação em Washington DC. Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em matéria de Dispute Boards e membro do Grupo de Discussão da UNCITRAL em matéria de Associações Público Privadas (APPs). Fluente em Espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.

ELINA MEREMINSKAYA. Advogada e árbitra russa, graduada pela Universidade Estatal de Kaliningrado, Rússia, com mestrado e doutorado pela Universidade de Göttingen, Alemanha. Ampla experiência em arbitragem e Direito da Construção, com ênfase em prevenção de conflitos. Foi professora de Arbitragem na Universidade do Chile. Árbitra nos Centros de Arbitragem das Câmaras de Comercio de Lima e Santiago. Membra do Comitê Nacional do Chile da ICC.

FELIPE SUESCÚN DE ROA. Advogado e árbitro colombiano, graduado pela Universidade dos Andes, Colômbia, com mestrado em Direito pela Universidade de Georgetown, Washington D.C. Ampla experiência em arbitragem internacional na ICC, UNCITRAL, CIADI e CCB. Membro associado do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb), Londres. Foi associado estrangeiro no Grupo de Arbitragem de Freshfields Bruckhaus Deringer LLP, Washington D.C.

GARY BORN. Advogado e árbitro americano. Especializado em disputas comerciais, Investidor-Estado e Estado-Estado. Presidente do Tribunal de Arbitragem, Centro Internacional de Arbitragem de Cingapura.

GUIDO CARDUCCI. Árbitro italiano, professor de Direito em Paris, principalmente em Direito Comercial e Internacional, advogado em Roma e Tenant e árbitro internacional na 4-5 Gray’s Inn Square, Londres. Árbitro fundador, FCIArb, Vice-Presidente dos Comitês de Arbitragem Internacional e Litígios Internacionais da American Bar Association. Arbitro no ICDR, CIArb, HKIAC, JCAA, CAS-TAS, e outros, e esteve nos painéis de árbitros e conciliadores do ICSD, Foi Chefe da Seção de Padrões Internacionais, UNESCO. Publicou dois livros e quarenta artigos, diversos sobre arbitragem. Ph.D pelas Universidades de Paris II e Roma I, Diploma da Academia de Direito Internacional de Haia.

HERFRIED WÖSS. Advogado austríaco, graduado na Áustria e no México. Máster em Negócios Internacionais pela Universidade de Exeter, Inglaterra. Doutor em Direito pela Universidade J. Kepler, Áustria. Sócio de Wöss & Partners S.C, com sedes no México e Washington DC. Presidente e árbitro em arbitragens internacionais de infraestrutura e energia. Autor de um livro sobre Danos na Arbitragem Internacional publicado por Oxford University Press.

IGNACIO TORTEROLA. Advogado e árbitro argentino, sócio do Departamento de Arbitragem e Litígios Internacionais de GST LLP em Miami, com ampla experiência em arbitragem internacional no CIADI e UNCITRAL. Foi membro da equipe legal de defesa do Estado argentino em arbitragens CIADI. Docente e palestrante em Congressos e Simpósios sobre Direito Internacional e Arbitragem Internacional. Codiretor da International Arbitration Case Law.

INGEBORG SCHWENZER. Advogada e árbitra alemã, com mestrado em Direito pela Universidade de Berkeley, USA e doutorado pela Universidade de Friburgo. Fundadora da Academia Internacional de Resolução de Disputas e membra do Instituto de Direito Norte Americano. Representante da Suíça na UNCITRAL. Árbitra em arbitragens internacionais ICC, LCIA, CIADI, SCC, entre outros.

JOSÉ FERIS. Advogado e árbitro dominicano, com mestrado pela Universidade de New York. Especializado em arbitragens comerciais e de investimentos, nacionais e internacionais.  Ex-Secretário Geral Adjunto da Corte Internacional de Arbitragem da ICC, Professor na SciencesPo e Vice-Presidente da Associação Latino Americana de Arbitragem (ALArb).

JUAN CARLOS PINTO. Advogado e árbitro peruano. Pós-graduação em Direito da Energia (UPC), em Arbitragem e Contratação Pública em ESAN, ambas no Peru. Mestre em Política e Administração Pública (PUCP). Especialização em Arbitragem Comercial Internacional (American University – Washington DC). Árbitro em temas comerciais e de contratação pública.

JUAN FERNÁNDEZ-ARMESTO. Advogado e árbitro espanhol, com doutorado pela Universidade Autônoma de Madrid. Especializado em arbitragens comerciais, de construção e de investimentos.

MARGARITA R. SÁNCHEZ. Advogada e árbitra internacional residente em Washington D.C., com experiência em questões jurídicas internacionais, com foco em arbitragem internacional e anticorrupção global. Conciliadora no ICSID e árbitra nas Câmaras de Comércio de Bogotá e El Salvador. Membra associada do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb). Juris Doctor e pós-graduada em Estudos Econômicos e Políticos pela Universidad del Norte, Colômbia, e mestre em Direito pela American University. Fluente em inglês e espanhol.

ROQUE CAIVANO. Advogado e árbitro argentino. Especialista em Direito Comercial, Arbitragem e Contratos. Árbitro nacional e internacional. Graduado pela Universidade de Buenos Aires. Doutor em Direito. Gerente da Câmara Arbitral da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Professor na UBA e na Universidade de Heidelberg. Presidente do Comitê Organizador da Competição Internacional de Arbitragem, co-organizada pela UBA e a U. del Rosario.

STANIMIR ALEXANDROV. Advogado e árbitro búlgaro, com mestrado e doutorado pela Universidade The George Washington Law School. Membro do Instituto de Direito Internacional, Sociedade Americana de Direito Internacional e do Conselho Internacional de Arbitragem Comercial. Árbitro em arbitragens internacionais comerciais e de investimento na ICC, CIADI, PCA, HKIAC, entre outros.